MP da Paraíba vence prêmio nacional com ferramenta ‘Pandora Speech’ na categoria ‘tecnologias disruptivas’
O MPPB está como pioneiro na tecnologia, graças à compreensão da Instituição, de sua importância, na pessoa do seu PGJ, Antônio Hortencio, que tem apoiado todas as iniciativas.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) venceu o prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) da edição de 2024, com a ferramenta ‘Pandora Speech’, criada pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento do Ministério Público da Paraíba (NGC/MPPB), na categoria Tecnologias Disruptivas ou Emergentes.
Como visto pelo ClickPB, a cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (27), na sede do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília, com as presenças do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; e dos membros do NGC, Octávio Celso Gondim Paulo Neto (coordenador) e Alberto Vinícius Cartaxo da Cunha. A ferramenta do MPPB faz parte de uma das mais de 3 mil iniciativas cadastradas no Banco Nacional de Projetos.
“Já estávamos honrados de figurarmos como finalistas nesse importante prêmio. O anúncio do primeiro lugar foi uma consagração do trabalho árduo e comprometido dessa valorosa equipe do NGC. Este reconhecimento reforça nossa responsabilidade em continuar entregando excelência e inovação, inspirando-nos a elevar ainda mais o padrão de nossas contribuições. Agradecemos imensamente a todos que acreditaram nesse projeto e compartilham desse sucesso conosco”, disse Antônio Hortêncio.
O coordenador do NGC/Gaeco também falou sobre a premiação. “A missão do Núcleo de Gestão do Conhecimento é atenuar a carga de trabalho de membros e servidores, implementando soluções e apoiando processos decisórios complexos.
O MPPB está como pioneiro na tecnologia, graças à compreensão da Instituição, de sua importância, na pessoa do seu PGJ, Antônio Hortencio, que tem apoiado todas as iniciativas.
Este prêmio representa muito mais do que um reconhecimento: é a confirmação do talento, da dedicação e da visão inovadora de cada integrante do Núcleo de Gestão do Conhecimento e do Gaeco, em especial de Alberto Cartaxo. Nossa equipe tem demonstrado, dia após dia, a capacidade de enfrentar os mais complexos desafios com coragem, criatividade e um compromisso inabalável com a excelência na atuação do Ministério Público”, afirmou Octávio Paulo Neto.
O NGC é um órgão do MPPB integrado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado – Gaeco. O Pandora Speech é uma ferramenta que tem auxiliado na compreensão de audiências, pois agiliza a análise e a transcrição de áudios e vídeos.
O mecanismo permite o download do arquivo no computador e faz uma pesquisa textual, trazendo maior qualidade às peças jurídicas que mencionam trechos de testemunhos e interrogatórios. Também, permite a automatização de diversos processos, como a transcrição de áudios de interceptações telefônicas e WhatsApp, facilitando a análise do conteúdo desses tipos de mídias.
A solenidade
Além do Pandora Speech, outros 27 projetos foram finalistas nesta edição do prêmio. Os trabalhos vencedores foram selecionados entre 45 semifinalistas, que integraram uma lista de 651 iniciativas das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro habilitadas a concorrer à premiação.
Ainda durante a cerimônia, foi lançada a Plataforma MP Digital. Esta foi a 12ª edição do Prêmio CNMP, que tem o objetivo de reconhecer os projetos do Ministério Público que contribuem para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade. Na edição deste ano abordou o tema “Tecnologia disruptivas ou emergentes”.
O Banco Nacional de Projetos (BNP) é uma ferramenta responsável por coletar e disseminar práticas bem-sucedidas no Ministério Público que se originaram do Planejamento Estratégico Nacional. Os trabalhos finalistas fazem parte das mais de 3 mil iniciativas cadastradas no BNP.
A Plataforma MP Digital
Durante a abertura do evento, o conselheiro do CNMP Moacyr Rey Filho, que preside a Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), responsável pela premiação, afirmou que a solenidade deste dia 27 de novembro reúne duas grandes realizações: o Prêmio CNMP e o lançamento da Plataforma MP Digital.
“Dois momentos, à primeira vista distintos, mas que compartilham dos mesmos propósitos: transformar o Ministério Público e a sociedade, fortalecer a conexão e estimular a colaboração entre os ramos e unidades. O Prêmio CNMP sempre foi um reflexo do espírito inovador que nos impulsiona. Mais do que um troféu, a premiação é um reconhecimento do trabalho árduo, da criatividade e do comprometimento de membros e servidores que acreditam na força de uma instituição pública conectada às reais necessidades da nossa sociedade. Cada projeto finalista e premiado hoje é um testemunho vivo de como o Ministério Público pode, e deve, ser um poderoso agente de transformação social”, disse.
Já a Plataforma MP Digital é um espaço de integração e inteligência coletiva que oferece produtos e serviços para apoiar a transformação digital do Ministério Público. Moacyr Rey destacou que a ferramenta significa “a concretização de três anos de trabalho e esforço de todos os colegas do Brasil e do CNMP, conselheiros, presidentes das comissões e membros auxiliares. Este é um momento em que o MP sai fortalecido e este será o começo dessa jornada de transformação digital”.
Além disso, o conselheiro disse que a ferramenta “é um marco para a integração e o avanço tecnológico do Ministério Público, eliminando barreiras geográficas, estreitando laços de cooperação e nos fortalecendo como uma instituição de caráter nacional”.
O Prêmio CNMP
O Prêmio CNMP foi criado pela Resolução nº 94/2013, com o fim de identificar, premiar e disseminar projetos e programas bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, alinhados ao Mapa Estratégico Nacional, e que contribuam para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade. Podem participar do prêmio membros e servidores dos diversos ramos e unidades do Ministério Público brasileiro, com exceção dos conselheiros do CNMP, membros auxiliares do CNMP, da Comissão Julgadora e da Secretaria Executiva do Prêmio CNMP.
*Com MPPB
Comentários (0)